HMDI empossa Comitê de Aleitamento Materno

HMDI empossa Comitê de Aleitamento Materno

Em 19/09/22 16:11. Atualizada em 19/09/22 16:11.

Grupo multiprofissional terá o objetivo de proteger, promover e incentivar a amamentação na unidade de saúde

Na última sexta-feira, 16, o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) empossou o Comitê Interno de Aleitamento Materno (CIAM-HMDI), cuja missão é propor ações de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno na unidade de forma a aumentar o número de crianças alimentadas com leite humano, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Algumas das metas do Comitê são qualificar 100% dos profissionais da unidade, rastrear lactentes e lactantes, e contribuir para a redução do índice de mortalidade de crianças abaixo de 5 anos.

Ao abrir a solenidade de posse, o diretor geral do HMDI, Rogério de Paula, destacou que este comitê é a realização de um sonho: "Há tempos queremos dar posse e efetivar este comitê. Tenho certeza que o comprometimento será de toda equipe. Desejo sucesso a todos". Já o diretor técnico da maternidade, Eduardo Pontes, reforçou que o CIAM é uma ferramenta importante de melhoria continua à assistência. "Já somos excelentes, vamos precisar criar estratégias e mecanismos para melhorar ainda mais e estaremos sempre prontos para enfrentar os desafios", disse.

Diretora executiva da FUNDAHC, a professora Lucilene Maria de Sousa é nutricionista e realizou sua tese de doutorado em aleitamento materno, sendo uma grande defensora da causa. Por este histórico e conhecimentos sobre o tema, foi nomeada madrinha do grupo. "Esta é mais uma resposta de como o SUS promove ações essenciais. Temos profissionais com capacidade consultiva e técnica que farão desta estratégia referência para Goiânia e para Goiás. Que bom que dão um passo tão grandioso para esta estratégia como hospital amigo da criança", saudou.

O pediatra e responsável técnico pelo Banco de Leite da Maternidade Nascer Cidadão (Sebastião Leite), é também consultor de amamentação do Ministério da Saúde em Goiás e foi convidado pelos próprios membros da comissão a participar do evento. "São ações como essa, formais, que ajudam a potencializar nossa área de aleitamento nas unidades", comentou, assinalando como a amamentação é importante para as mulheres, recém-nascidos e suas famílias. "As mulheres que chegam aos bancos de leite e postos de coleta buscando ajuda para amamentar são uma urgência para nós. Além de mostrarmos a elas os benefícios do aleitamento para mãe e bebê, este trabalho é papel fundamental na reestruturação da família após o nascimento. Parabéns para os empossados. Quando a gestão dá força para os profissionais, as ações ficam mais vivas. Que possamos levar um pouco disso para as outras unidades", sublinhou.

Além dos gestores e colaboradores do HMDI, Fernanda Ximenes Lopes e Dayana Pereira Faria, técnica da Gerência de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (GAE-SMS). "Vocês (HMDI) sempre foram muito abertos, agradeço a todos. Estamos muito felizes com a retomada da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e de todos os selos. Todas as maternidades, junto com a FUNDAHC, têm ajudado a secretaria a manter a qualidade do atendimento ao cidadão", falou Dayana.

O Comitê Interno de Aleitamento Materno (CIAM-HMDI)

Formado por profissionais de diferentes áreas do corpo clínico e assistencial da maternidade, o CIAM possui caráter normativo, deliberativo e institucional. É composto por um colegiado multi e interprofissional, em consonância com a missão do HMDI, na assistência à mulher e à criança.

São objetivos do CIAM:

  • Planejar, executar e avaliar as ações de Promoção, Proteção, Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno dentro do HMDI;
  • Formar um grupo de caráter permanente voltado para orientação às lactantes;
  • Promover, proteger e apoiar os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno;
  • Sensibilizar e apoiar ações de boas práticas ao parto e ao nascimento, cuidado amigo da mulher, aleitamento materno e método canguru;
  • Manter e estimular ações na sala de apoio à amamentação do HMDI;
  • Fomentar a educação permanente das equipes do HMDI.

Membros Efetivos:

Presidente - Adriana Marques da Silva (Fonoaudióloga)
Vice-Presidente - Fabiana Calaça de Moraes (Médica Pediatra)
Primeira Secretária - Aline Pontes Rodrigues Mendes (Assistente Social)
Segunda Secretária - Michelly de L. Ribeiro (Supervisora de Enfermagem do Alojamento Conjunto)
Terceira Secretária - Ludmila Nunes Blamires (Nutricionista Clínica)

Membros Suplentes:

Dra. Heylha-mar Costa P. da Silva (Coordenadora Técnica Multiprofissional)
Márcia Antônia Lemos (Psicóloga)
Anna Cecília da Silva Rodrigues (Fonoaudióloga)
Cátia Rocha da Cunha (Fisioterapeuta)
Yvana de Carvalho Rispoli (Odontopediatra)

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@gmail.com.br 

HMDI empossa Comitê de Aleitamento Materno

HMDI empossa Comitê de Aleitamento Materno
Heylha-Marl entrega presente simbólico à professora Lucilene, madrinha do Comitê Interno de Aleitamento

HMDI empossa Comitê de Aleitamento Materno

Categorias: Notícias Principais