HMDI promove ações de incentivo ao aleitamento

HMDI promove ações de incentivo ao aleitamento materno com pacientes

On 08/05/22 07:05 . Updated at 08/05/22 07:05 .

Rodas de conversas estão entre as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional da maternidade em celebração ao Agosto Dourado

 

Equipes multiprofissionais do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) estão promovendo durante todo o mês de agosto ações voltadas ao incentivo do aleitamento materno com as pacientes da unidade. As atividades integram a programação do Agosto Dourado, campanha que visa a conscientização acerca da importância da amamentação para a saúde da criança na primeira infância. Rodas de conversas, palestras e oficinas, além de um mamaço no Parque Flamboyant, estão entre as ações que vão ocorrer neste mês.

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor se deve ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No HMDI, unidade gerida pela FUNDAHC, as rodas de conversas têm o objetivo de incentivar o aleitamento materno e ressaltar os benefícios desta conduta, inclusive o fortalecimento do vínculo mãe-bebê.

Nos encontros entre as gestantes, puérperas e lactantes, a equipe explica que o leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês por saciar a fome, contribuir para a melhora nutricional, reduzir a chance de obesidade, hipertensão e diabetes. Também são benefícios a redução dos riscos de infecções e alergias, e efeito positivo na inteligência.

A manicure Luciana de Sousa Leite, que deu à luz recentemente no HMDI, participou de uma roda de conversa com o time da fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e odontologia e disse ter saído do encontro bastante satisfeita. “Essa é a minha segunda gestação e sempre doei leite materno por saber que com um simples gesto posso salvar vidas, principalmente de crianças que nascem prematuras”, relatou, garantindo que vai voltar a contribuir com o Posto de Coleta de Leite Humano do HDMI.

"Ressaltamos que amamentar não é só uma responsabilidade da mãe. Às vezes, a mãe sozinha quer muito, mas ela precisa do apoio de todo o resto para continuar seguindo em frente", comenta Isabela Luisa de Almeida, enfermeira do Posto de Coleta, afirmando que este apoio deve vir "do poder público, criando políticas que incentivem a mulher a amamentar; das empresas, que tendem a desvalorizar a mulher em idade fértil porque sabem que, posteriormente, ela pode gestar e amamentar; da família, que muitas vezes julga ao invés de apoiar; da assistência à saúde, em que há profissionais vivendo uma realidade arcaica, dando informações antigas e não apoiando o aleitamento materno; apoio de toda a equipe que acompanha mãe e bebê, como pediatra, enfermeiros e fonoaudiólogos".

Hora do Mamaço
Na programação do Agosto Dourado, a equipe responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano do HMDI preparou “A Hora do Mamaço”. O evento acontecerá no dia 13 de agosto, às 9h, no Parque Flamboyant - Jardim Goiás e será aberto ao público. O mamaço é um convite à reflexão, conscientização e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno.

A equipe multidisciplinar da unidade realizará palestra, oficina e roda de conversa, além de sorteios de brindes. Outro ponto a ser destacado é a doação do leite materno, serviço oferecido pela Maternidade Nascer Cidadão e pelo Hospital e Maternidade Dona Iris. O leite doado atende bebês prematuros, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e que não têm a possibilidade de se alimentar do leite da mãe.

HMDI promove ações de incentivo ao aleitamento

HMDI promove ações de incentivo ao aleitamento 2

Por Mauro Júnio e Monique Pacheco

comunicacao@fundahc.com.br 

Categories: Notícias Principais