FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro 4

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro

Em 29/07/22 07:02. Atualizada em 29/07/22 07:02.

Encontro nacional das Fundações de Apoio debateu temas como o enfrentamento da crise orçamentária da ciência brasileira e o papel das fundações na captação de recursos para atividades de pesquisa

A diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC), Lucilene Maria de Sousa, participou nestas quarta e quinta-feiras, 27 e 28 de julho, do 1º Fórum Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O encontro aconteceu de forma híbrida na sede da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital carioca.

Entre os assuntos debatidos no Fórum, o enfrentamento da crise orçamentária da ciência brasileira em meio ao desmonte do setor pelo Governo Federal, o papel das fundações de apoio na captação de recursos adicionais para atividades de pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e os desafios para o enfrentamento do controle burocrático sobre elas foram os destaques.

Lucilene Maria, que tomou posse como diretora-executiva da FUNDAHC no último dia 13 de julho, classificou como muito importante começar a sua gestão trocando experiências com outros representantes de fundações. “Sem dúvida, a realização do Fórum Nacional Confies é um excelente espaço de debate de diversos temas e encaminhamentos de interesse de todas as Fundações”, classificou a diretora.

Na programação do Fórum foi possível discutir o cenário atual de financiamento da ciência, tecnologia e inovação, e os participantes tiveram um panorama amplo do modelo das fundações de apoio na captação de recursos para universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. “A troca de experiências entre as fundações foi de extrema importância, principalmente nos temas de muita preocupação para as fundações, especialmente para a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape)”, comentou o diretor-executivo da Funape, professor Orlando Amaral.

Em 2021, as fundações de apoio bateram um novo recorde na captação de recursos para atividade de pesquisa conduzidas pelas entidades apoiadas. Foram mais de R$ 8 bilhões captados, mesmo em tempos de crise orçamentária e de pandemia. “Em prol disso, debatemos também com relação ao pagamento de bolsas e à classificação delas como isentas ou não de tributação”, acrescentou Orlando.

Amaral contou que, durante o evento, Goiás apresentou a Plataforma de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PITT), desenvolvida por uma equipe da Pró-Reitoria de Inovação e Pesquisa (PRPI) com financiamento da Funape.

Já a professora Sandramara Matias, que vai assumir a direção da Funape e também participou do Fórum, avaliou a participação das duas fundações de Goiás como um momento bastante enriquecedor. “Aqui compartilhamos desafios e avanços de outras fundações, sem contar que discutimos o papel delas em um momento difícil que estamos passando no que diz respeito ao orçamento das federais de ensino superior” comentou, acrescentando que os desafios são muito grandes, principalmente para o fomento de pesquisa, ciência, tecnologia e a inovação.

“Compartilhar todos esses desafios e buscar alternativas e propor soluções fazem fortalecer, no conjunto das fundações, ações que podem ser desenvolvidas e que nos ajudem a cumprir nosso papel enquanto fundações de apoio”, concluiu Sandramara.

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro 3

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro 4
Da esquerda para a direita: Prof Orlando- Diretor executivo FUNAPE UFG, Profa Denise - Reitora UFRJ, Profa Sandramara - em processo de posse para a Direção Executiva FUNAPE, Prof Fernando Peregrino- Diretor executivo COPPETEC UFRJ e presidente CONFIES, Profa Lucilene Sousa- Diretora-executiva da FUNDAHC UFG

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro 2

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro 5

FUNDAHC participa do 1º Fórum Nacional do Confies no Rio de Janeiro

Por Mauro Júnio e Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais