Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

Dia Internacional de Luta Contra o Câncer infantil,

Em 12/02/21 16:11. Atualizada em 20/02/21 20:41.

Nenhuma criança deve morrer de câncer. A frase lema da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica é um alerta importante neste Dia Internacional de Luta Contra o Câncer infantil, celebrado anualmente no dia 15 de fevereiro. O objetivo é advertir pais, profissionais da saúde e toda a sociedade de que o diagnóstico precoce da doença é o primeiro degrau para a cura do câncer. 

Em nosso país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com a doença, uma média de 32 casos por dia. Diante desses números, o câncer infantil é, atualmente, a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. 

Por isso, a FUNDAHC reforça essa campanha que reúne entidades e órgãos comprometidos e empenhados em reduzir a mortalidade infantil causada pela doença. O câncer infantil tem relação direta com alterações genéticas, que nem sempre são herdadas do pai ou da mãe, podendo ser adquiridas durante o desenvolvimento das crianças. 

Portanto, fique atento aos sinais. Os sintomas do câncer infantil precisam mais da atenção de todos. Procure por uma avaliação médica caso observe hematomas, mudanças de comportamento, sangramentos, inchaços abdominais e alterações físicas visíveis como manchas e nódulos nos pequenos. Fique de olho se alguém da sua família ou algum amigo reclamar de uma dorzinha ou algum outro sintoma. Não ignore. Se cuide. Cuide de quem você ama!

Categorias: Notícias Principais