Weby shortcut
Banner Fundahc 2016

Goiânia -

Histórico

Atualizado em 19/11/14 09:25.

História

A criação de uma Fundação veio ao encontro de um antigo anseio da comunidade acadêmica e técnico-administrativa do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina que visualizavam na sua instituição um forte instrumento gerencial e de apoio técnico, capaz de trazer agilidade às ações administrativas e, ao mesmo tempo, viabilizar recursos para a assistência, o fomento à pesquisa e ao ensino, no âmbito da área de saúde, através do intercâmbio com outras entidades.

Após um longo processo de negociação, iniciado em 1997, junto à Curadoria de Fundações e Associações, representada pela Promotora de Justiça, Dra. Marlem Gladys Ferreira Machado e, da mesma forma, no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Reitorado do Prof. Ary Monteiro Espírito Santo, em 18 de novembro de 1.998 foi instituída pelos Professores Rodopiano de Souza Florêncio, Diretor Geral do Hospital das Clínicas e Eleuse Machado de Britto Guimarães, Diretora da Faculdade de Medicina, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC ).

No dia 21 de dezembro de 1.998 a Curadora de Fundações, Dra. Marlem, empossou os primeiros membros dos órgãos de Direção e Administração da FUNDAHC. Em 26 de março de 1.999 foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFG a celebração do Contrato entre a FUNDAHC e a UFG e, em 05 de maio de 1.999, após o credenciamento no Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia, o citado Termo de Contrato foi assinado pelo primeiro Diretor Executivo da FUNDAHC, Prof. Rodopiano de Souza Florêncio e pela Magnífica Reitora da UFG, Profª. Milca Severino Pereira. A partir deste momento, portanto, a FUNDAHC estava apta a desenvolver as suas atividades.

 

Listar Todas Voltar